O Bradesco, segundo maior banco do Brasil em valor de mercado, vai abrir um escritório em Miami. A inauguração está prevista para julho. A notícia é destaque em cadernos de economia dos principais jornais do país. Significa que o banco quer explorar um montante multibilionário de dinheiro legalizado pelos brasileiros por meio do programa de anistia do governo federal.

Bradesco e o programa de anistia

Graças ao programa muitos investidores levaram suas fortunas agora legalizadas (e que estavam em paraísos fiscais) para Miami. O programa foi encerrado em 31 de outubro de 2016 e mais de 25 mil indivíduos e 103 empresas declararam um total de US$ 52,3 bilhões em depósitos estrangeiros, segundo a Receita Federal. “Menos de 30% do dinheiro legalizado no programa de anistia fiscal brasileiro veio para o Brasil”, disse Lazari. Parte do restante está em Miami.

“Os custos para manter uma conta aberta em Miami para um cliente de alta renda são menores do que na Europa”, diz Carlos Gribel, chefe de renda fixa da Andbanc Brokerage em Miami. “Os clientes brasileiros também estão enviando uma parcela maior de seus investimentos para o sul da Flórida porque possuem residência na cidade ou porque é um destino frequente nas férias”, disse ele.

Por isso tudo o banco deve abrir com foco em brasileiros de alta renda. Quem disse isso foi Octavio de Lazari Jr, diretor gerente executivo do Bradesco, em entrevista. O gerente-geral do escritório será Edison Antonelli. O private banking ficará a cargo do diretor Luiz Alberto Attarian. Um terceiro executivo ainda será nomeado nos próximos meses. O impulso no exterior vem na esteira da aquisição da unidade brasileira do HSBC Holdings pelo Bradesco, no ano passado. “A demanda por um escritório em Miami sempre existiu. Mas a aquisição do HSBC nos incentivou a ser mais internmas a aquisição do HSBC nos incentivou a ser mais internacionais”, disse João Albino Winkelmann, diretor de private banking do Bradesco.

Instituições financeiras brasileiras como Itaú Unibanco, BTG Pactual e XP Investimentos já possuem escritórios na cidade.