Muita gente me escreve perguntando sobre como imigrar legalmente para os Estados Unidos. Sendo assim decidi fazer esse post. Meu objetivo é explicar um pouco como funciona uma das melhores opções para quem quer o status de residente permanente. Trata-se do Visto de Investidor EB-5. Esse visto está disponível para os investidores e para marido/esposa e filhos solteiros.

Quem pode aplicar para o EB-5?

Antes de mais nada os estrangeiros elegíveis ao Visto de Investidor EB-5 são aqueles que investiram, ou estão no processo de investir no país.

Para se qualificar, os candidatos ao Visto EB-5 devem ainda demonstrar que este investimento irá beneficiar a economia dos Estados Unidos. Que irá criar o número necessário de empregos em tempo integral para pessoas qualificadas dentro do país.

Requisitos

Em geral, candidatos ao Visto EB-5 precisam :

    • criar um negócio original (com investimentos a partir de 500 mil dólares) ou
    • comprar uma empresa já existente e simultâneamente ou posteriormente reestruturar ou reorganizar o negócio de forma que o resultado seja um empreendimento comercial novo.
    • expandir um negócio já existente ou aumentar o seu valor líquido ou número de empregados em 40 por cento ou
    • manter todos os postos de trabalho existentes em um “negócio problemático”, que perdeu 20 por cento de seu patrimônio líquido ao longo dos últimos 12 a 24 meses.

      Novos negócios

      No caso de novos negócios é necessária a criação de emprego de tempo integral para não menos de 10 pessoas qualificadas. Além de ser necessário que o investimento beneficie a economia dos Estados Unidos

      • Investidores EB-5 podem investir em sua própria empresa comercial, ou podem investir em um projeto de desenvolvimento patrocinado por um “Centro Regional” aprovado pelo USCIS. O Centro Regional de investimentos podem ser creditado com a criação de postos de trabalho indiretamente, estimulando a economia local.

Para propósito do Visto EB-5, todo o capital é valorizado em dólares americanos e definido como dinheiro legalmente adquirido, equipamentos, estoque, outras propriedades tangíveis, equivalentes em dinheiro e garantidos por bens pessoais sem endividamento por parte do investidor EB-5.