Os investidores brasileiros ocupam o primeiro lugar na lista de estrangeiros que mais buscam imóveis em Miami. O dado importante foi divulgado pela Miami Association of Realtors. Os outros países com compradores interessados são, na ordem, Venezuela e Colômbia. Rússia e México seguem na quarta e quinta posições, respectivamentequinta posições, respectivamente.

Investidores interessados

O Brasil não liderava o ranking há algum tempo. Pra se ter uma ideia, no ano passado os investidores brasileiros ocuparam apenas o terceiro lugar. São levados em conta nessa lista países com interessados em ter um apartamento em Miami. Segundo a associação que fez a pesquisa, esse ano tudo mudou. O mercado está super aquecido novamente. A procura dos brasileiros voltou.  Óimos negócios estão sendo feitos.

Os motivos para os brasileiros preferirem o sul da Flórida são muitos. A questão de segurança é um dos mais importantes. Fazem parte dessa lista ainda qualidade de vida, semelhança com o Brasil (no que diz respeito ao clima e às belezas naturais). E tem ainda um detalhe que faz a diferença: Miami está cheia de brasileiros, o que faz com que a saudade de casa diminua.

Não é recente o interesse dos brasileiros pela região. A novidade é que o fenômeno agora conhece um terceiro – e mais marcante – ciclo. Primeiro houve a invasão dos turistas, em meados da década de 1990. Gente disposta a qualquer trabalho para juntar dinheiro e voltar para o Brasil. Depois, no final dos anos 2000, foi a vez de gente já com patrimônio descobrir que era vantajoso comprar um imóvel na cidade. Além de o custo ser inferior a similares vendidos no Brasil e da perspectiva de valorização do investimento, parecia ser um jeito de manter uma ligação com a cidade. Agora, nessa terceira fase, as pessoas de classe média e classe média alta simplesmente mudam pra Miami para ficar – talvez para sempre.