Assim como comida, roupa e empreendimentos os tipos de ginástica também seguem tendências. E a onda do momento para perder peso em Miami se chama treinamento militar! Mas calma, não se trata de ir para o exército e sofrer privações. Os exercícios são tão pesados quanto, isso é verdade. Mas o ambiente é bem mais descontraído e descolado.

Treinamento militar é inspiração!

Esqueça rastejar na lama ou subir em cordas. A inspiração no treinamento militar se limita à motivação, ao foco nos exercícios de força e no desenvolvimento de capacidades físicas como velocidade, eficiência cardiovascular, coordenação motora, flexibilidade e resistência.

A modalidade foi fundada nos Estados Unidos há cerca de 25 anos. A ideia é de ex-militares aposentados. Trata-se de uma modalidade de atividade física realizada, normalmente, em grupo. Os treinos são intervalados, de alta intensidade, e se trabalha muito com o peso corporal.

Um dos exemplos é o Barry’s Bootcamp, considerado por muitos como o melhor centro de treinamento intensivo de Miami. Lá, em uma única aula, é possível perder até mil calorias! Não é a toa que Kim e Kourtney Kardashian, Amanda Seyfried, Jessica Alba e Ellie Goulding são algumas das beldades que aderiram à versão indoor do exercício no popular Barry’s Bootcamp.

“Os bootcamps objetivam o emagrecimento, a superação de limites e barreiras pessoais de suportar o estresse. As rotinas de treino podem levar, muitas vezes, as pessoas ao limite da fadiga física, fazendo com que a capacidade psicológica de vencer limites seja explorada”, diz um dos professores do local.

Apesar do alto grau de intensidade dos exercícios, o bootcamp é uma atividade bastante democrática, não apresentando restrições específicas de acordo com tipo físico ou idade. As limitações são como em qualquer outra atividade física: cardíaca, metabólica e articular.

Gestantes, crianças e até pessoas com lesões ou problemas de coluna, por exemplo, podem integrar os “campos de treinamento de recrutas”, desde que sob acompanhamento médico e respeitando as condições do próprio corpo. Isso porque, mesmo sendo uma atividade coletiva, em sua origem, o bootcamp proporciona programas de treinamento adaptados às necessidades de cada indivíduo, que pode ser classificado de acordo com os níveis iniciante, intermediário e avançado.