Há não muito tempo atrás, mudar de país era sinônimo de desapego total. Hoje em dia, com a globalização e com todo o avanço da tecnologia, sabemos que quando decidimos nos mudar é uma tarefa muito mais simples do que parece. As pessoas complicam demais por medo de se distanciar da família, dos amigos, dos antigos hábitos, mas não se dão conta de que muitas vezes é possível manter tudo isso mesmo morando em outro país e que o “longe” pode parecer muito mais perto do que se imagina, dependendo da forma como se vive.

A Flórida é praticamente uma extensão do Brasil, já que faz calor o ano todo, tem praia, é lotada de latinos, especialmente brasileiros. Isso faz com que a gente se sinta acolhido e familiarizado, e com tanta semelhança ao nosso país, é evidente que os estabelecimentos também se adaptariam para atender a nossa demanda. Aqui encontramos supermercados, restaurantes, bares, churrascarias e até mesmo os salões de beleza do jeitinho que a gente adora! Eu fui conferir de perto um pouco de todos esses lugares e pra quem quiser conhecer, segue a lista dos meus preferidos:

Brazil Mart: É um mini supermercado, estilo mercearia daquelas de bairro, mas que é possível achar todo tipo de produtos brasileiros. O Brazil Mart fica a duas quadras da Coral Way, uma avenida enorme, próxima ao bairro de Coral Gables. Lá eles têm pão de queijo, tapioca, requeijão, queijo coalho, leite condensado, guaraná, e por aí vai! Além de todos esses embalados, eles também criaram uma linha de fabricação própria que são vendidos congelados. Eles fazem coxinha, empadinha, kibe, bolinha de queijo e até docinhos como brigadeiro e beijinho. O espaço é pequeno, mas bem abrangente. Fora todas essas delícias, você também encontra produtos de farmácia como esmaltes, que eu particularmente amo!

Level One: É um restaurante / bar que abriu há pouco tempo na região da Brickell, zona financeira da cidade. O lugar é uma delícia, seja para aproveitar um happy hour durante a semana com os amigos do trabalho; seja pra curtir uma feijoada aos sábados! Sim, todo sábado rola um som ao vivo com uma dupla de brasileiros que arrasam! Tem jeito melhor de matar a saudade do Brasil? Pra quem não é tão fã da feijoada, o cardápio do Level One se encarrega de oferecer opções a la carte, com direito a coxinhas artesanais e até casquinha de siri! Tudo preparado com muito capricho.

Sushi Rão: Bom, o sushi do Brasil nem se fala, né?! Se tem uma coisa que eu realmente sentia falta quando mudei pra cá, era do nosso japonês, e o sushi Rão veio pra suprir essa falta! Eles fazem parte de uma franquia que já existe no Rio de Janeiro há anos, abriu recentemente em São Paulo e chegou a Miami! O restaurante também fica na Brickell e trouxe pra cá aquela variedade enorme de temakis, combinados e hot rolls que vai muito além dos sushis e sashimis tradicionais daqui.

Studio D: Com duas unidades, uma em Downtown e outra em Brickell, o salão conta com profissionais competentes e uma infraestrutura excelente! Pra fazer o pé, eles ainda disponibilizam poltronas com massagens ajustáveis nas costas, super relaxante! As manicures e depiladoras são impecáveis e na minha opinião as melhores daqui! Minhas preferidas tanto pra unha, quanto pra depilação: Thaisa que fica em Downtown e Zélia na Brickell,  sempre consigo conciliar o horário com uma delas. Agora se você quiser fazer a melhor drenagem linfática, marque com a Norma. Foi a melhor profissional que encontrei e não troco por nada!

Steak Brazil: A churrascaria fica em Downtown. Eles abrem todos os dias para almoço e jantar com a opção de rodízio, no estilo típico brasileiro. Além das carnes tradicionais como picanha, fraldinha e filé mignon, eles também servem linguiça e coração de galinha, o que raramente achamos por aqui. O atendimento é legal, com a maioria dos garçons brasileiros e preço justo.