Primeiro foi Nova York e, mais recentemente, Seul e Londres. E agora chegou a vez de Miami. A cidade é mais uma a receber um projeto de parque como o High Line. Sucesso nos Estados Unidos, esse modelo busca revitalizar áreas ferroviárias e metroviárias inativas. Mais do que isso: busca transforma-las em novos espaços urbanos. Busca valorizar o entorno e melhora a qualidade de vida das pessoas. Em Miami a proposta do Underline é ousada, como quase tudo que acontece na cidade, aliás!!

Underline

A ideia do Underline é ser  um parque linear. Serão 16 quilômetros embaixo dos trilhos suspensos do metrô da cidade. Você deve estar se perguntando: “mas quem pensou em algo desse tipo?”. Simples. Meg Daly, uma norte-americana. Ela quebrou ambos os braços em 2013 e passou a caminhar por ali, já que não podia dirigir. Dia após dia ela constatava que o local tinha potencial. E tinha toda razão.

Em 2014 Meg fundou a organização sem fins lucrativos Friends of The Underline. Essa ONG trabalha para implantar parque no local.
A ideia do The Underline, é criar sob os trilhos do metrô de Miami um espaço que permita aos cidadãos ocupar a cidade. O projeto consiste na criação de uma ciclovia separada do passeio de pedestres, estações para prática de atividades físicas, parquinhos, bicicletários, galerias, enfim, uma série de equipamentos públicos de lazer para a população. Veja abaixo que incríveis as projeções de como ficará o parque.

Desenvolvido pelo James Corner Field Operations, o projeto deve ocupar o espaço entre a Brickell Avenue, região do distrito financeiro, e a estação Dadeland South, próxima a um dos shoppings mais lucrativos do país.

Variando de 21 a 52 metros de largura, o Underline contará com ciclovia, caminho para pedestres, academia ao ar livre, quadra de basquete, palco para performances, balanço, mesas de jogos, garagem para bicicletas, quiosques de comida e vegetação nativa.

E não para por aí. O projeto ainda inclui a melhoria de interseções e faixa de pedestres existentes, além da instalação de novos bancos e iluminação.